Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Mudanças climáticas é tema de palestra no Copam Sul

PDFImprimirE-mail

A 34ª reunião do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) do Sul de Minas teve como tema as mudanças no clima. O secretário executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, Dr. Milton Nogueira, foi convidado para falar sobre o assunto e dar algumas dicas sobre como contribuir, localmente, com a redução da emissão de poluentes. A reunião aconteceu no dia 02 deste mês, em Lavras, na Ecolândia da 6ª Companhia da Polícia Militar.

O palestrante lamentou a preocupação tardia da sociedade com relação ao aquecimento global e destacou que o aumento das águas dos oceanos pode ser a menor das preocupações, "com as mudanças climáticas aumentam, e muito, o risco de epidemias, altera-se o regime de águas e as produções agrícolas, colocando-se em risco a sobrevivência no planeta", explica Dr. Milton. 

Os créditos de carbono também foram explicados pelo secretário executivo do Fórum, assim como o Tratado de Kyoto. Uma dica quanto a este assunto foi a negociação de créditos provenientes dos depósitos de resíduos, uma alternativa para as prefeituras conseguirem fundos de investimentos e ainda contribuírem com a redução da emissão de carbono na atmosfera.

Atuação do Copam

Dando continuidade à reunião, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Shelley Carneiro, destacou a atuação do Copam em Minas, "nosso Conselho é um dos maiores exemplos de democracia no Brasil e tem sido referência para diversos outros Estados". Com relação ao trabalho do Copam Sul de Minas, Shelley adiantou que este será um dos primeiros regionais a receber, para licenciamento, empreendimentos de classes 5 e 6, atualmente licenciados pelo Copam em Belo Horizonte.  

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900