Palestra sobre economia sustentável adianta discussões da Rio + 20

Com o objetivo de discutir as estratégias e soluções adotadas em várias partes do mundo, com vistas à promoção de uma economia que promova a qualidade ambiental, a inclusão social e o desenvolvimento tecnológico, a Secretaria de Estado de Sustentável de Minas Gerais (Semad), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Consulado Geral dos Estados Unidos, promoveu, na manhã desta sexta-feira (27/04) a palestra O Desafio da Economia Sustentável: Rumo à Rio + 20.
O Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior, frisou a importância das discussões no âmbito da conferência das Nações Unidas (ONU) Rio+20, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro, além da importância do Estado de Minas Gerais no desenvolvimento de ações alinhadas às questões que serão discutidas na Conferência. “O mundo tem o grande legado de continuar se desenvolvendo com responsabilidade social. É um desafio e precisamos fazer com que o setor produtivo, governo e sociedade civil, alinhados, trabalhem em busca da melhoria ambiental”, disse.
Ele ressaltou também as ações e programas do Governo de Minas Gerais, relacionados aos temas propostos para a Conferência tais como os projetos de educação e extensão ambiental, os programas desenvolvidos pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) com relação à disposição adequada de resíduos sólidos, saneamento básico e mudanças climáticas, as ações para a revitalização de bacias hidrográficas realizados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Plano para Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Palestra
“O Desafio da Economia Sustentável” foi o tema da palestra proferida pelo professor de política ambiental da escola de estudos internacionais avançados dos Estados Unidos, David J. Jhirad. Ele apresentou alguns exemplos de arranjos entre governos, academia e empresas para a solução de problemas atuais enfrentados pelo mundo, com enfoque nas cidades.
David afirmou que é necessária a realização de acordos e contratos entre setores para que os financiamentos de soluções ambientais aconteçam. De acordo com ele, existe o recurso, mas é preciso fazer os arranjos para que o subsídio chegue aos agentes para o desenvolvimento de soluções.
A palestra contou também com a participação do Ecologista, Fotógrafo e Presidente do Instituto Sustentável, Douglas Trent, o Gerente de Meio Ambiente da Fiemg, Wagner Soares Costa e a Cônsul dos Estados Unidos para Minas Gerais, Merry Miller.

Janice Drumond/Ascom Sisema

-dsc0137a

David J. Jhirad afirmou que é necessária a realização de acordos e contratos entre setores para que os financiamentos de soluções ambientais aconteçam