Fórum reuniu secretários do bioma cerrado

Os secretários de Meio Ambiente e representantes dos estados de Goiás, Amapá, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantis e Minas Gerais, se reuniram na sexta-feira (20), na Cidade Administrativa em Minas Gerais, para o IV Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado. O Fórum é um espaço permanente de discussão, estabelecendo uma agenda conjunta para a promoção do desenvolvimento das regiões brasileiras do bioma cerrado de forma sustentável.

O anfitrião, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, destacou a união dos Estados para a preservação do Cerrado. “Tenho certeza de que com a integração entre os estados teremos condições de trabalhar de forma mais efetiva para a recuperação e proteção desse bioma tão importante”, avaliou.

Vicente Falcão Filho, secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso também frisou a criação desse espaço de discussão. “Precisamos do Fórum para que possamos integrar as políticas e ações de forma coesa”, disse.

Durante o encontro os participantes trabalharam na elaboração da Carta do Cerrado, que será apresentada durante a Conferência Rio + 20, que acontecerá no Rio de Janeiro em junho deste ano.

Fórum – O Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Bioma Cerrado é a maior ação conjunta dos estados integrantes das áreas de Cerrado para a preservação do bioma.  O cerrado representa cerca de 5% da diversidade biológica do planeta e está presente em 24% do território nacional, abrangendo 14 estados brasileiros.

Os objetivos do Fórum são promover estratégias de desenvolvimento por meio de planos, projetos e ações voltadas para o incentivo e o fortalecimento de empreendimentos sustentáveis no bioma cerrado, zelar pela conservação da biodiversidade das regiões, incluindo a formação de corredores ecológicos e incentivo às pesquisas de valoração da biodiversidade, estimular a criação de fóruns regionais e municipais, promover acordos sobre ordenamento e gestão territorial e direcionar ações para mitigar impactos sociais, culturais e ambientais vinculados às atividades econômicas no bioma cerrado.

A próxima reunião do Fórum deve acontecer em São Paulo no mês de maio.

Crédito das fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc2518a

IV Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais de Meio Ambiente do Bioma Cerrado aconteceu na Cidade Administrativa de Minas Gerais

-dsc2540a