Sisema e Fiemg promovem seminário sobre Rio +20

Em comemoração à Semana da Água, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promoveu, nesta sexta-feira (23), em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o Fórum das Águas 2012, Seminário Rio +20, Água, Mudanças Climáticas e Economia Verde. O evento, realizado no auditório da Federação, reuniu estudantes e profissionais ligados ao tema.

A subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, que coordena o grupo de trabalho para Rio +20, avaliou o evento.  “Essa é uma oportunidade para inclusão da sociedade nas discussões que serão levadas à Rio +20, com foco na gestão de recursos hídricos que é estratégica, principalmente, em um Estado como Minas Gerais, grande fornecedor de água da região Sudeste do País”, afirmou a subsecretária.

O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella Neto destacou a participação do Brasil no Fórum Mundial das Águas que aconteceu, este mês, na França. “A gestão descentralizada, participativa e integrada, adotada pelo Brasil, é um diferencial que gera interesse em outros países. Hoje, temos mais de 180 Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) criados, um número significativo”, ressaltou Varella, que abordou, também, a importância de se fortalecer a gestão participativa.

A secretária Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente da Fiemg, Patrícia Bóson, destacou que “a intenção é reforçar a participação do setor privado nas discussões sobre a Rio +20 e demais temas abordados no seminário”.

Durante o evento foram abordados, ainda, temas como Eventos Hidrológicos Críticos, Mudanças do Clima e Cidades, apresentado pela pesquisadora do Cetec, Márcia Maria Guimarães;  Gestão de Recursos Hídricos, Pobreza e Saneamento, tratado pelo engenheiro e consultor da ANA e do Banco Mundial, Luiz Corrêa Noronha e A Gestão das Águas na Indústria e a Política de Recursos Hídricos,  assunto do último painel, apresentado pelo coordenador de Recursos Hídricos e Efluentes, da Gerência de Meio Ambiente da Petrobrás, Carlos Gonzalez. Em todos os painéis houve o destaque para necessidade de reforçar os órgãos gestores de recursos hídricos, bem como os instrumentos de gestão de água.