Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad e PUC Minas inauguram auditório marco zero da Rota Lund

PDFImprimirE-mail

 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) inauguraram, na manhã desta sexta-feira (24/02), o Auditório do Museu de Ciências Naturais. Para a construção da obra, que simboliza o marco zero da Rota Lund, foi investido um total de R$ 1,96 milhão, por meio de convênio celebrado entre a Semad e a PUC Minas. 

O espaço inaugurado tem aproximadamente 400m² com capacidade para receber 200 pessoas. Será utilizado por alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, sobretudo das escolas da rede pública, que participarão de Programas de Educação Ambiental desenvolvidos pelo Governo de Minas, abrangendo tópicos de paleontologia, arqueologia, espeleologia e ecologia, com palestras e apresentações culturais. 

Definida pelo governo estadual como um de seus Projetos Estruturadores, a Rota Lund tem como objetivo a implantação de um roteiro turístico pela área cárstica da região metropolitana de Belo Horizonte, aliando preservação ambiental, educação, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável. O percurso tem uma distância de 120 quilômetros e inclui, além do Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa e Pedro Leopoldo), as Grutas da Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo) e Rei do Mato (Sete Lagoas).

materia-peterlund

Crédito: Marta Carneiro/PucMinas

“Estamos investindo cerca de 10 milhões de reais na Rota Lund e esperamos que essa iniciativa traga uma nova visão para crianças, adolescentes e jovens, no que se refere à conservação e proteção das Unidades de Conservação no Estado”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães.

Para o reitor da Universidade Católica de Minas Gerais, Dom Joaquim Mol, a parceria que celebram Governo de Minas e Universidade Católica só foi possível pelo interesse das duas instituições em trabalhar efetivamente para o público. “Somos fazedores de cultura e conhecimento, procurando favorecer e edificar cada vez mais nossa sociedade. Esse auditório é um local de encontro, de quem aprende e assim poderá em outro momento, também ensinar”, disse.

O curador da coleção de Paleontologia do Museu da PUC Minas, Castor Cartelle, disse que a parceria entre Estado e PUC Minas para a construção do auditório foi perfeita. “Esse é o segredo do museu: plantar o futuro”, finalizou.

Fonte Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900