Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Reciclagem e reaproveitamento de materiais na moda é tema de seminário na Semana Mineira de Redução de Resíduos

PDFImprimirE-mail


O Seminário de Resíduos na Indústria da Moda, promovido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), aconteceu nesta sexta-feira, 25 de novembro, no Pátio Savassi, e teve como objetivo debater soluções para os resíduos gerados pela indústria da moda, discutindo e incentivando o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Durante o evento, foram apresentadas opções de trabalho envolvendo diferentes setores da produção, como têxtil, confecções, fiação, tinturarias, curtumes e criação de acessórios e jóias - todos com impacto ambiental significativo.

Presente na abertura do seminário, o presidente da Feam, José Claúdio Junqueira, afirmou que trabalhar a questão da moda é fundamental, haja vista o tamanho e os impactos desta indústria. “Este ano em especial o tema foi escolhido também pela Semana Européia de Redução de Resíduos, parceira da Feam com a Semana Mineira”, completou.

Gabriela Maria Ladeira Ferreira Torres, coordenadora do Curso de Design de Moda da Fumec, apresentou seu trabalho que traz o resgate da história das festas mineiras e ações com comunidades carentes incentivando o artesanato local com matérias primas acessíveis e aproveitamento de resíduos industriais.  “A indústria têxtil gera muito resíduos. É preciso criatividade e busca por novos materiais, novas tecnologias, pois a indústria da moda é acima de tudo competitiva e para se manter no mercado hoje é preciso se preocupar com a sustentabilidade”, reflete. 
Buscando uma moda sustentável, mas com foco em geração de emprego e renda para mulheres artesãs de comunidades rurais, Patrícia Guimarães, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, apresentou o projeto “Talentos do Brasil”. O projeto está em 12 estados brasileiros, com 18 cooperativas e trabalha desde a profissionalização das lideranças, passando por pesquisas de mercado, definições de conceitos com estilistas, até a promoção comercial. 

“Tornar o desprezível ser prezado é coisa que me agrada”. É com a citação de Manuel de Barros que a Mary Design começa a sua palestra que apresenta o projeto “Por um fio” que foca a sustentabilidade em suas criações e o aproveitamento de materiais que seriam descartados. “O bonito é isso ver o poder de transformação dos objetos”, destaca Mary.

O Seminário de Resíduos na Indústria da Moda faz parte da Semana Mineira de Redução de Resíduos, que já está na sua segunda edição e é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Européia de Redução de Resíduos - promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Européia.

Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900