Oscar da Ecológia na Reta final

Minas e o Brasil estão perto de conhecer os vencedores do “II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”. O caso de amor do gorila Idi Amim, a proibição das sacolas plásticas, as empresas e os brigadistas que lutaram para combater o número recorde de incêndios florestais este ano lideram as indicações.
ONGs como Amanhágua, Terra Brasilis e Fundação Biodiversitas. Personalidades como Célio Valle, Cléo Pires, Izabella Teixeira, José Nogueira, Márcio Lacerda e Sebastião Salgado. Empresas comoSamarco e Ferrous. Instituições como o Greenpeace Brasil e o Sebrae. Prefeituras como a de Araxá, Extrema e São Lourenço. Projetos como o Cidade das Águas, Expedição Corujas e Prêmio Abap de Sustentabilidade. Veículos de comunicação como o jornal Hoje em Dia e a TV Globo Minas. E mais diversos outros projetos, políticos, empresários, ambientalistas e cidadãos que mais abraçaram a causa ecológica este ano integram a lista de concorrentes ao segundo “Oscar da Ecologia”.
A edição deste ano contou com 198 cases e exemplos inscritos e/ou indicados, número 34% maior que o de 2010, e representando iniciativas de diversos estados brasileiros. Os vencedores serão anunciados e homenageados durante a cerimônia de entrega dos troféus no próximo dia 30 de novembro, às 17h, na Cidade Administrativa de Minas.
Uma realização da Revista ECOLÓGICO, o Prêmio Hugo Werneck tem o apoio institucional do Governo de Minas, por meio da Secretaria de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; a parceria da Fiemg, via Projeto “Minas Sustentável”; a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral; a legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza: e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
A premiação já faz parte da agenda política e ambiental de Minas. A edição anterior, também na Cidade Administrativa, contou com a participação de mais de 500 convidados – entre políticos, representantes do terceiro setor e empresários –, que lotaram o Auditório JK.
São estes os projetos finalistas pela ordem alfabética:
MELHOR EXEMPLO EM ÁGUA
OSCIP Amanhágua
Projeto Conservador das Águas (Prefeitura Municipal de Extrema - MG) Projeto Lagoa da Gente (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba) MELHOR EXEMPLO EM FAUNA Crias – Preservação da Fauna Silvestre Expedição Coruja Projeto Gorilas: Conhecer, Amar, Preservar MELHOR EXEMPLO EM FLORA Instituto Terra - Fazenda Bulcão Plantando para o Futuro - Verde Novo Rio das Velhas Sementes do Futuro – 4 Elementos Sítio Escola MELHOR EXEMPLO EM RESÍDUOS SÓLIDOS Coleta de Óleo Descartável (Campo Empreendimentos) Cooperativa de Catadores / Coopreci de São Lourenço Plano de Gerenciamento de Resíduos (Prefeitura Municipal de Araxá)
MELHOR EXEMPLO EM ECOTURISMO
MELHOR EXEMPLO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Eu no Meio: educação ambiental no ensino fundamental Horta - Semeando o Futuro Programa Ambientação
MELHOR EXEMPLO EM COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO Dengueville Econexos por Ecomeninas Grupo Atitude – Ações a Favor da Sustentabilidade
MELHOR ANÚNCIO
Jornal Hoje em Dia
Greenpeace
Vale dos Cristais/Odebrecht/AngloGold