Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Participação em Fórum contribui para construção do Relatório de Sustentabilidade do Sisema

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizou na manhã de quinta-feira (29/09) o Fórum “Sisema para Sustentabilidade”. A reunião teve como objetivo discutir os temas relevantes que irão compor o III Relatório de Sustentabilidade do órgão.

Cerca de 120 pessoas entre funcionários do Sisema, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ouvidoria do Estado, Fiemg, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Secretarias de Educação, Obras Públicas e Secopa, Ibama, Copasa, Terra Brasilis, Polícia Militar de Meio Ambiente, Sindiextra, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Cemig e Faemg, participaram das discussões.  

Para o secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Augusto Lio Horta, o grande objetivo de um relatório de sustentabilidade é comunicar sobre o desempenho ambiental de um agente econômico. “O relatório nasceu no mercado, na iniciativa privada com o objetivo de tornar públicas as informações, diminuindo assim os riscos dos investidores”, disse. 

Horta lembrou que o Sisema foi o primeiro órgão público civil, que converteu o sistema do relatório de sustentabilidade. “Essa é uma iniciativa pioneira, já estamos no terceiro relatório, que tem como principais objetivos o de aumentar a transparência, ajudar na racionalização de tomada de decisão por meio dos indicadores e incentivar a adesão de municípios e empresas, estimulando-os a também produzir seus relatórios”, ressaltou.

Participação efetiva

“O processo de elaboração do relatório é tão ou mais rico do que o relatório impresso, por isso, podemos dizer que o evento superou as expectativas, com a participação efetiva dos stakholders, fomentando a discussão de temas que irão compor o próximo relatório de sustentabilidade”, frisou a coordenadora executiva do relatório, Renata Meireles.

Meireles destacou também que a visão do grupo que trabalha na construção do relatório é baseada na metodologia do Global Report Iniciative (GRI), reunindo num único documento as questões ambientais, econômicas e sociais. Para a versão do III Relatório, que será num único volume, contendo as informações de 2010 e 2011, está prevista e inclusão de mais 15 indicadores, totalizando 37. A previsão do lançamento é para julho de 2012.

O Consultor em Sustentabilidade, André Winter, explicou o que é a GRI, organização que atua em mais de 67 países. De acordo com Winter, a GRI é pioneira no desenvolvimento do modelo de relatórios de sustentabilidade. “Construímos o relatório num processo de consenso entre as partes interessadas de empresas, sociedade civil, sindicalistas e instituições profissionais”, salientou. Segundo ele, a produção do relatório passa por diversos processos, desde a definição do conteúdo até a definição de indicadores.

Grupos de trabalho

Durante o Fórum, a formação de grupos de trabalho proporcionou um momento de discussão para levantar os principais temas e informações consideradas importantes ou relevantes, que influenciam a opinião dos stakholders com relação ao Sisema. As informações coletadas durante os trabalhos em grupo serão encaminhadas à equipe responsável pela elaboração do relatório para que sejam organizadas e componham o relatório final.

 “A idéia é realmente ouvir o público envolvido e esse objetivo foi alcançado. Agora, a equipe da coordenação precisa contar com vocês até o final da elaboração. Queremos que vocês continuem acompanhando e contribuindo no processo de construção e fechamento do relatório”, finalizou Lio Horta.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900