Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fórum subsidia construção do relatório de sustentabilidade do Sisema

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Sisema) realiza na próxima quinta-feira (29/09), na Rua Espírito Santo, 495 – Centro, no Plenário do Copam, de 8h às 12h, o Fórum Sisema pela Sustentabilidade: um diálogo com as partes interessadas.

Com a presença dos principais grupos de interesses nas ações e no desempenho do Sisema, o Fórum pretende discutir projetos, ações e serviços, com vistas a subsidiar a construção do III Relatório de Sustentabilidade do Sisema.

O evento contará com duas palestras proferidas pelo Consultor em Sustentabilidade, André Winter, sobre o tema Global Report Iniciative (GRI): apresentação dinâmica do trabalho e teste de materialidade.

“Este é um momento de consulta dos stakeholders sobre quais temas de sustentabilidade eles acham mais relevantes abordar em seu relatório”, disse André Winter. Ainda de acordo com o consultor, a metodologia da GRI, que direciona a elaboração desse relatório, determina que o órgão deva elaborar seu relatório em consonância com os temas relevantes tanto para o próprio Sisema quanto para as pessoas externas, que devem ler o relatório. “Essa consulta garante que o conteúdo a ser elaborado seja relevante e de fato lido por aqueles que se interessam, funcionando como uma pesquisa de mercado sobre o que deverá ser elaborado”, frisou.

Relatório de Sustentabilidade

Com o objetivo de criar um espaço coletivo de reflexão, construção de conhecimentos, políticas e ações conjuntas e sistêmicas foi formado um grupo de trabalho, composto por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (DEMAT/PMMG), bem como aos demais atores do processo ambiental.

O estudo segue as diretrizes da GRI, organização não governamental, que estabeleceu o padrão mais difundido internacionalmente para o relato sobre as atividades que envolvem o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

O documento do Sisema traz 22 indicadores, sendo quatro econômicos, sete ambientais e 11 sociais. Além disso, o relatório mostra os avanços conquistados na gestão ambiental, assim como os pontos em que é preciso avançar. “Este relatório é um importante instrumento de transparência em política pública, além de ser uma ferramenta de comunicação com os diversos segmentos interessados, significando um exemplo para outros órgãos públicos e para o setor privado”, ressaltou o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Lio Horta.

Horta frisou também que a Semad é o primeiro órgão público no setor de meio ambiente da América Latina a produzir o relatório de sustentabilidade.

Ascom/ Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900