Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Feam publica edital para o II Prêmio Minas Menos Resíduos

PDFImprimirE-mail

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), publicou na última quinta-feira (1º), no Jornal Minas Gerais, o edital para o II Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos Industriais – Minas Menos Resíduos. O objetivo é estimular empreendimentos do setor industrial e também de mineração a adotarem padrões sustentáveis de produção e consumo com resultados positivos para o meio ambiente e para a economia, a partir de projetos voltados à adoção de boas práticas de gestão de resíduos sólidos industriais. 

Nesta edição serão premiados três projetos selecionados por uma comissão julgadora instituída pela Feam. Os projetos deverão privilegiar ações de redução da geração, reciclagem e reuso de resíduos industriais e apresentar soluções pioneiras e/ou inovadoras com resultados contabilizáveis. As ações deverão estar em fase de implementação ou já implementadas até a data de publicação do edital. 

Podem participar pessoas jurídicas do setor industrial, inclusive mineração, que tenham suas atividades ambientalmente regularizadas. A participação é voluntária e as propostas deverão ser encaminhadas até às 18 horas do dia 04 de novembro de 2011 para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , de acordo com as regras do edital. 

A premiação está agendada para o dia 25 de novembro, durante a segunda edição da Semana Mineira de Redução de Resíduos.

Clique aqui para conhecer o edital

Vencedores 2010

Os ganhadores do troféu “Minas Menos Resíduos” por boas práticas em gestão de resíduos sólidos foram conhecidos durante o Seminário sobre as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, realizada na Semana Mineira de Redução de Resíduos de 2010. O prêmio é oferecido pela Feam e tem por objetivo estimular empresas dos setores industrial e minerador a adotarem ações e modelos sustentáveis de produção e consumo. 

Foram premiados: Votorantim Metais Zinco - Unidade Morro Agudo, primeiro lugar com o projeto “Resíduo Zero”; Stoppani do Brasil Produtos Químicos, segundo lugar, com o projeto “Tratamento de resíduos industriais sólidos classe I de curtume, fábricas de calçados e artefatos através de processos JF”. O terceiro lugar ficou com a Samarco Mineração, com o projeto “Redução das Perdas de corpo moedores na moagem secundária”. Duas menções honrosas foram entregues, sendo uma para a Fiat Automóveis pelos projetos “Gestão de Resíduos um caminho para reciclar e reaproveitar todos os resíduos gerados” e “Reciclagem do Isopor da Fiat Automóveis”. A PC Mineração recebeu a outra pelo projeto “Sólidos oriundos da despoluição do Rio das Velhas através do desenvolvimento da atividade de extração da areia e cascalho”.

Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900