Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Reunião pública discute fechamento de Mina da Rio Pomba Cataguases

PDFImprimirE-mail

O pedido para análise do Plano de Fechamento de Mina (PAFEM) da Rio Pomba Cataguases foi protocolado no último mês de maio na Superintendência Regional Zona da Mata e agora será apresentado à população do entorno do empreendimento, que poderá colaborar com opiniões e sugestões.  

O PAFEM, previsto na Deliberação Normativa Copam 127/2008, é um documento técnico elaborado pelo empreendedor e apresentado ao órgão ambiental dois anos antes do encerramento das atividades da mineração, contendo o cronograma das ações a serem efetuadas para continuidade da reabilitação e do monitoramento ambiental, bem como a proposição de alternativas de uso futuro da área minerada, em consonância com os aspectos sócioeconômicos e ambientais da região.

“Minas Gerais é o primeiro e único Estado do Brasil que possui regulamentação específica sobre este assunto. Esta será a primeira reunião pública sobre um processo de fechamento de mina formalizado, em atendimento à DN COPAM nº 127/08, e uma excelente oportunidade para avaliarmos a efetividade dos requisitos legais instituídos, bem como a resposta que a comunidade afetada pela mineração dará nesta fase de discussão sobre o uso futuro da área”, ressalta a Diretora de Gestão da Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), entidade que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Zuleika S. Chiacchio Torquetti.

A Deliberação Normativa 127/2008 foi instituída pelo Estado de Minas Gerais com o objetivo principal de assegurar o estabelecimento de instrumentos que atestem a execução da reabilitação ambiental de áreas mineradas, de forma a garantir a proteção do meio ambiente, com foco no uso futuro sustentável das áreas, valorizando o bem-estar individual e comunitário.

 

 

Milene Duque

Assessoria de Comunicação

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

(31) 3915.1844

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900