Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Comitê Vertentes do Rio Grande elege novos membros

PDFImprimirE-mail

O Comitê da Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande, na região Central do Estado, terá novos conselheiros. Após um processo eleitoral iniciado em 2010, foram nomeados nesta sexta-feira (12/08), no jornal Imprensa Oficial de Minas Gerais por Ato Governamental, 48 membros entre titulares e suplentes, para o mandato 2011-2013.

O Comitê da Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande, na região Central do Estado, terá novos conselheiros. Após um processo eleitoral iniciado em 2010, foram nomeados nesta sexta-feira (12/08), no jornal Imprensa Oficial de Minas Gerais por Ato Governamental, 48 membros entre titulares e suplentes, para o mandato 2011-2013. Eles representam instituições da sociedade civil, de usuários da água e dos poderes públicos municipal e estadual e serão responsáveis pela gestão local das águas.  

A posse dos novos membros está prevista para o mês de setembro. Ao serem empossados, eles estarão habilitados legalmente para promover o debate sobre a situação dos recursos hídricos na bacia, definir prioridades na aplicação de recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias
Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) na região, mediar conflitos pelo uso da água e, dentre outras competências, aprovar e acompanhar a implementação do Plano Diretor da Bacia e a Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. 

Para a gerente de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), entidade que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), Lilian Domingues, este processo de renovação de membros do Comitê é fundamental para garantir uma gestão das águas efetivamente participativa. “O objetivo é buscar a maior participação possível da sociedade nas decisões sobre a gestão das águas em Minas Gerais”, defende.  

A lista dos novos conselheiros está disponível no site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (www.igam.mg.gov.br) e no Portal dos Comitês (http://comites.igam.mg.gov.br/new/). 

Bacia Vertentes do Rio Grande 

A Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande recebe este nome porque ela abriga inúmeras nascentes que vertem para formar três importantes rios brasileiros: o rio Grande, o Paraíba do Sul e o Doce. A bacia tem uma área de drenagem de 10.547 km², abrange 35 municípios e possui uma população estimada de 522.135 habitantes. Seus principais cursos d’água são o próprio rio Grande, o rio das Mortes, rio dos Peixes, rio Jacaré e rio Cervo.  

São municípios da bacia: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Carandaí, Carmo da Cachoeira, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibertioga, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Lagoa Dourada, Lavras, Nazareno, Nepomuceno, Oliveira, Prados, Resende Costa, Ressaquinha, Ribeirão Vermelho, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Bento Abade, São Francisco de Paula, São João Del Rei, São Tiago, Tiradentes, Três Pontas.

Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900