Termina fiscalização no Vetor Sul de Belo Horizonte

Terminou na última sexta-feira (05) a operação extraordinária de Fiscalização no Vetor Sul, que envolveu os municípios de Brumadinho, Igarapé, Itabirito, Nova Lima e Rio Acima. Em cinco dias de fiscalização, técnicos da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), fiscalizaram 20 empreendimentos.

No total foram lavrados 15 autos de infração, 20 notificações, 85 boletins de ocorrência, 11 autos de fiscalização, sete autos de infração e cerca de R$ 16 mil em multa aplicadas para irregularidades de supressão vegetal e intervenções em área de Preservação Permanente (APP).

De acordo com o superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Semad, Breno Esteves Lasmar, essa fiscalização teve como foco os condomínios, tendo em vista os possíveis impactos ambientais advindos de grandes loteamentos. “Queremos que os empreendedores se regularizem ambientalmente. O objetivo é que eles procurem o órgão ambiental antes do início das obras para que as intervenções necessárias sejam realizadas da forma correta, não acarretando danos ao meio ambiente”, ressaltou.

Os principais problemas encontrados pelos técnicos nos empreendimentos de parcelamento de solo foram, principalmente, loteamentos sem regularização ambiental prévia, desmatamentos, assoreamentos e intervenções irregulares em recursos hídricos.

Milene Duque
Ascom/ Sisema