Igam apresenta nova estrutura organizacional

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou na manhã desta quinta-feira (07/07), para os servidores lotados no Instituto, a nova estrutura e atribuições definidas na Lei Delegada 180/2011.

De acordo com a Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Monitoramento das Águas, Jeane Dantas de Carvalho Tobelem, o objetivo é que a nova estrutura, bem como as duas diretorias recém criadas e os outros segmentos definidos na estrutura básica do Igam sejam apresentados em três reuniões já pré-agendadas para as próximas quintas-feiras de Julho. “Temos percebido que os servidores ainda não têm conhecimento da nova estrutura, então, queremos apresentar as mudanças ocorridas no Instituto e as diversas atividades desenvolvidas pela casa”, disse.

Nesta primeira reunião foi apresentada a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Monitoramento das Águas (DPMA) e suas gerências de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos (GPDRH), Gerência de Informação em Recursos Hídricos, Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e a Gerência de Projetos e Programas em Recursos Hídricos.
A DPMA tem por finalidade planejar, implementar e coordenar, no âmbito do IGAM, as atividades de monitoramento, geoprocessamento, de suporte e apoio à regularização ambiental e às Unidades Regionais Colegiadas do COPAM das atividades relativas a recursos hídricos no estado de Minas Gerais.

Monitoramento

A Gerente de Monitoramento Hidrometeorológico, Wanderlene Nacif, apresentou as atribuições e projetos desenvolvidos por sua gerência, tais como as redes de monitoramento, o banco de dados dos sistemas de prevenção e o Projeto Águas de Minas. “O monitoramento é muito importante e estamos buscando sempre mais aperfeiçoá-lo, inclusive com a divulgação dos dados para a sociedade”, frisou a gerente.

Foram apresentadas também as atribuições das Gerências de Gestão da Informação em Recursos Hídricos e de Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Hídricos, que agora não é mais responsável pela emissão de outorgas, sob responsabilidade da Subsecretaria de Regularização Ambiental Integrada da Semad.

“Estamos analisando os pedidos recebidos até o dia 28 de fevereiro de 2011”, disse Thiago Figueiredo Santana. O gerente explicou também as atribuições de sua gerência, tais como estudos técnicos e projetos na busca de oferta hídrica, pesquisas e desenvolvimento de metodologias para aperfeiçoamento da outorga de direito e uso da água e o desenvolvimento de estudos para alternativa tecnológica e gerenciamento para uso eficiente da água.

Dentro da GPDRH foi apresentado também o Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas (FHIDRO), que tem como objetivo dar suporte financeiro a programas e projetos que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos, quanto aos aspectos qualitativos e quantitativos.

Proágua

O Programa de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-árido Brasileiro (Proágua), que integra as ações da Gerência de Projetos e Programas em Recursos Hídricos, foi apresentado pelo analista ambiental, Tárcio de Souza Tibo. Ele explicou o funcionamento do programa, que atende os municípios de Janaúba, Januária, Rio Pardo de Minas e Mato Verde com a execução de 66 obras de infra-estrutura hídrica.

Cerca de 63 comunidades, integrantes desses municípios, serão beneficiadas pelo programa, somando quase 130 mil pessoas beneficiadas com sistema de abastecimento de água tratada. Além disso, o programa desenvolve ações de educação ambiental e mobilização social para estimular o uso adequado da água.

Milene Duque