Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Simulado capacita equipes de atendimento a emergências ambientais

PDFImprimirE-mail

O treinamento foi iniciativa de seis transportadoras – Copetrans - Cooperativa Transportadora de Petróleo e Derivados Ltda, Moderna Transportes, Transportes Fátima, Work Transportes, Rodomaster Transportes e Transportes Pazzi - e envolveu técnicos da Superintendência de Controle e Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), além de agentes da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Petrobras, Defesa Civil e Guarda Municipal de Betim e empresas de pronto atendimento a emergência. O simulado serviu para alinhar procedimentos de todas as equipes envolvidas nesse tipo de atendimento, prestando o socorro necessário às vítimas e minimizando os impactos possivelmente ocasionados ao meio ambiente.  

O acidente reproduziu uma batida de um caminhão bi-trem, carregado de gasolina, com um carro e uma moto. No treinamento, foi cronometrado o tempo gasto para acionamento das equipes de socorro às vítimas e das demais equipes participantes.  Foram simulados todos as ações previstas, como socorro às vítimas, resfriamento do caminhão, isolamento do local do acidente, interdição da pista, contenção do líquido derramado e medidas de segurança para que não ocorresse uma explosão. Também foram realizados procedimentos de transbordo do líquido inflamável para outro veículo e avaliação dos danos ambientais com medidas para minimizar o prejuízo ocasionado aos recursos naturais.  

De acordo com a Superintendente de Controle e Emergência Ambiental, Ana Carolina Miranda, o simulado é uma oportunidade de orientar e treinar os profissionais envolvidos em acidentes com produtos perigosos. “Os cenários de emergência são baseados nas possíveis ocorrências e impactos ambientais de um acidente real. Nosso objetivo é treinar procedimentos de resposta no caso de emergência ambiental, proporcionando mais integração entre os diversos órgãos envolvidos no momento de atendimento da emergência”, finalizou.

Milene Duque
Ascom/ Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900