Emergência Ambiental participa de simulado de acidente com carga perigosa

Técnicos da Superintendência de Controle e Emergência Ambiental, da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participam, na tarde desta quinta-feira (30), a partir das 14h, da simulação de um acidente envolvendo um caminhão bi-trem carregado com líquido inflamável. A ação conta, ainda, com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Petrobrás, empresas de transporte e segurança. O objetivo é treinar todos os envolvidos no atendimento a acidentes ambientais com vítimas. O local escolhido para a operação foi o quilômetro 499 da BR 381, sentido Belo Horizonte/São Paulo, próximo ao posto da PRF.

Será simulado um acidente envolvendo um bi-trem carregado de líquido inflamável, um veículo de passeio e uma moto. Os técnicos da Emergência Ambiental tomarão todas as providências a fim de evitar danos ao meio ambiente, bem como as medidas necessárias para isolar o local, tudo com o apoio da PRF e do Corpo de Bombeiros. Paralelamente a isso, os médicos do Samu prestarão atendimento às vítimas que serão encaminhadas ao Hospital Regional de Betim.

Com o simulado, os técnicos pretendem se aperfeiçoar e detectar os problemas que precisam ser corrigidos no momento do atendimento às emergências ambientais envolvendo o transporte de produtos perigosos.

Ana Carolina Seleme