Projeto Estruturador Meta 2014 capacita Gestores Municipais

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em parceria com o Projeto Manuelzão, Copasa, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Parque Nacional da Serra do Cipó, promoveram, na última terça-feira (28/06), na Sede do PARNACIPÓ em Jaboticatubas, o I módulo da Capacitação de Gestores Municipais em Educação Ambiental da Meta 2014.

A capacitação de gestores municipais, dentro do programa de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas Meta - 2014, é uma das ações de educação ambiental previstas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) do Governo de Minas.

De acordo com a Coordenadora Executiva do Projeto, Mariana Parreiras Bouchardet, a educação ambiental nas comunidades é de suma importância para a mudança de atitude das pessoas sendo essencial para se atingir a conservação das áreas pouco alteradas e a recuperação das áreas degradadas da bacia.

A Bacia do Rio Cipó, local definido para a realização da capacitação, é uma das sub-bacias do Rio das Velhas mais preservadas. O seu rio possui águas de qualidade e é considerado um rio de preservação permanente, declaração atribuída pela Lei Estadual 10.629/92 em seu artigo 4º, como cursos de água ou seus trechos com características excepcionais de beleza, ou de valores ecológicos, históricos ou turísticos em ambientes silvestres naturais ou pouco alterados.

Os municípios envolvidos foram Baldim, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Santana de Pirapama e Presidente Juscelino. Com o seminário pretendem-se capacitar gestores ambientais locais com o objetivo de criar multiplicadores e suporte humano para implementar ações de melhoria e conservação da Bacia do Rio Cipó, além de fomentar a estruturação dos municípios para gestão ambiental local e a criação do Subcomitê da Bacia Cipó/Paraúna.

Meta 2014 – A Meta 2014 foi lançada em Agosto de 2010 por meio de um Documento Compromisso assinado pelo Governador do Estado, O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, O coordenador do Projeto Manuelzão e representantes dos prefeitos da bacia do Rio das Velhas. O documento prevê a continuação das Ações do Projeto Estruturador Meta 2010 pela Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e visa assegurar a volta do peixe e o nadar na Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2014.

De acordo com o documento, a Meta 2014 prevê a recuperação da região mais degradada da calha do Velhas que atravessa a RMBH, destacando-se o conjunto das sub-bacias do Ribeirão Arrudas e Onça, do Ribeirão da Mata, Ribeirão Caeté-Sabará, Água Suja e o Ribeirão Jequitibá, além da preservação ou conservação da sub-bacia do Cipó/Paraúna, umas das principais reservas biológicas naturais da bacia do Velhas e dos demais afluentes, envolvendo a sociedade, as prefeituras o comitê e subcomitês e empresas das sub-bacias.

Milene Duque Estrada
Ascom/ Sisema