Seminário discute impacto de acidentes com carga perigosa

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada (Sucfis) e a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), realizam, na próxima terça-feira (28), a partir das 8h30 no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o “II Seminário de Transporte de Derivados de Petróleo – Acidentes Ambientais e a Saúde do Trabalhador”.

O objetivo do Seminário é debater com os diversos segmentos da atividade de transporte rodoviário de produtos perigosos, em especial o de combustíveis, os impactos dos acidentes com danos ambientais, além da troca de experiências neste tipo de atendimento.

O I Seminário aconteceu em 2008 e abordou o tema “O Custo de um Acidente”, buscando discutir a importância da prevenção. No II Seminário serão abordadas as principais causas dos acidentes rodoviários e sua relação com o aumento do consumo de drogas. “O motorista, importante ator neste contexto do transporte de produtos e resíduos perigosos, merece atenção por parte das transportadoras, que deve garantir ao profissional, assistência tanto à saúde quanto ao cumprimento à legislação nas questões relativas à segurança”, ressalta a Subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, Marília Melo.

Emergências Ambientais

De acordo com Marília, este Seminário está também em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida à Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2. A atuação preventiva evita o aumento dos custos para minimizar e corrigir os impactos causados por esse tipo de acidente.

O encontro conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Estado de Saúde (SES), as Polícias Rodoviária Federal e Estadual, e Corpo de Bombeiros. Participarão do seminário, além de servidores públicos de diversos órgãos que atuam com emergências ambientais, as bases distribuidoras de derivados de petróleo e as transportadoras de produtos perigosos.

Acidentes com produtos perigosos

De acordo com o último Relatório Anual de Atividades e Atendimentos a Emergências Ambientais, divulgado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), somente em 2010, foram atendidas 159 ocorrências de acidentes com produtos perigosos. Do total de atendimentos, 127 deles, ou seja, 79,6% foram com veículos de carga.

Dos 127 acidentes, 44 envolviam caminhões transportadores de combustível automotivo. O levantamento revela, ainda, que a maior parte desses acidentes foi registrada nas rodovias federais, em especial a Fernão Dias - BR 381(43 acidentes), trecho Belo Horizonte/São Paulo.

Milene Duque Estrada
Ascom/ Sisema