Sisema recebe comitiva do Mato Grosso

Uma comitiva da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso, composta pela Secretária Adjunta de Qualidade Ambiental, Maurren Lazzaretti, da Subprocuradora Geral de Defesa do Meio Ambiente, Ana Flávia Oliveira Aquina, e pela Superintendente de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviço, Lilian Ferreira dos Santos, realizou, ontem (14), uma visita técnica ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O grupo conheceu o trabalho realizado pelo Sisema por meio das apresentações da estrutura organizacional, do Sistema informatizado de Regularização Ambiental, das Subsecretarias de Gestão e Regularização Ambiental Integrada e de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada e da Superintendência de Regularização Ambiental.

As visitantes ficaram bastante impressionadas com a estrutura e o trabalho de gestão ambiental desenvolvido no Estado. “Tudo o que pensamos e discutimos até agora, Minas já tem”, afirma Maureen Lazzaretti. “Chegar ao patamar de Minas Gerais é um objetivo a ser alcançado”, completa.

Maurren Lazzaretti destaca o modelo de regularização ambiental adotado em Minas como um dos pontos que defenderá no Mato Grosso. “O licenciamento já é feito em nosso Estado, mas a classificação de atividades adotada em Minas e as autorizações de funcionamento para empreendimentos de pequeno impacto ambiental são medidas muito eficientes e que podem ser incorporadas”, afirma.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Augusto Lio Horta, observa que a troca de experiências com os governos de outros Estados é importante para o estreitamento das relações. “Aprendendo juntos, reforçamos os laços federativos”.

Emerson Gomes
Ascom/ Sisema