Encontro debate coleta seletiva e inclusão social de catadores

Entre os dias 15 e 17 de junho, quarta a sexta-feira, catadores de materiais recicláveis, representantes do poder público, de ONGs e da iniciativa privada e pesquisadores estarão reunidos no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) para avaliar e debater a coleta gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais. É o “2º Encontro Estadual: por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Social dos Catadores”, parceria do Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

O evento tem como objetivo levantar os cenários sobre a conjuntura atual da coleta seletiva em Minas Gerais, além de promover maior interface dos órgãos governamentais e da sociedade civil no apoio aos catadores. A iniciativa privada também participa do evento, por meio da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), que realiza no evento um ciclo de debates com o tema “A erradicação da pobreza na economia verde”.

“Esse encontro é importante para entendermos a real situação da coleta seletiva em Minas Gerais e mostrar que a sustentabilidade desse trabalho só é possível a partir de um pacto federativo entre União, Estado e Municípios”, afirma o diretor do CMRR e integrante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.

Além dos debates, em uma tenda montada na área externa do CMRR, os participantes terão a oportunidade de conhecer as novidades em equipamentos para a reciclagem, como prensa, esteira, balança, triturador de vidro, empilhadeira mecânica e até um carrinho a motor desenvolvido para facilitar o trabalho dos catadores. A exposição dos equipamentos estará organizada de acordo com o processo industrial de coleta seletiva – desde a chegada do caminhão de lixo, a separação dos materiais, até a saída dos resíduos para a venda na indústria.

CMRR

Inaugurado em junho de 2007, O CMRR é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O objetivo é ser um espaço de excelência na formação em gestão de resíduos auxiliando a população com projetos e parcerias visando sempre a melhoria da qualidade ambiental.

Serviço

15 a 17 de junho de 2011, das 9h às 17h
Centro Mineiro de Referência em Resíduos
Rua Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte
Informações para o público: (31) 3465-1212 / 3465-1202

Dia 15/06, quarta-feira

8h  Credenciamento

9h  Abertura Oficial com a presença de autoridades dos Governos Federal, Estadual e instituições parceiras.

10h  Painel:
- Apresentação da Abralatas e o posicionamento da associação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Renault de Freitas Castro.
- Proposta de integração com o Programa Estadual de Combate à Dengue,/SES,
- Proposta do GT dos órgãos federais Coleta Seletiva Solidária: novos olhares.

14h  Plenárias Temáticas (eventos paralelos)
1) Ciclo de Debates Abralatas 2011: Erradicação da Pobreza na Economia Verde

14h  Abertura / Claudio Tourinho, CDN Comunicação Corporativa

14h15  Política Nacional de Resíduos Sólidos – a visão do setor privado
Victor Bicca, Presidente do CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem

14h45  A logística reversa da lata de alumínio para bebidas e o papel do catador de materiais recicláveis. Hênio de Nicola, Diretor de Operações da Aleris e Coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio

15h15  Estratégias de Combate à Exploração do Trabalho Infantil na Coleta de Lixo
Margaret de Matos de Carvalho, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Paraná

18h  Encerramento
Renault Castro, Diretor Executivo da Abralatas
2) Proposta de integração com o Programa Estadual de Combate à Dengue,/SES em interface com as associações de catadores de materiais recicláveis

3) Proposta do Grupo de Trabalho dos órgãos federais Coleta Seletiva Solidária: novos olhares em interface com as associações de catadores de materiais recicláveis

Dia 16/06, quinta-feira

9h  Painel - Panorama da coleta seletiva na América Latina , Brasil e Minas Gerais:
- Experiência do Peru- Paloma Roldán Ruiz - Gerente Corporativa de Educacion- Membro CLAIP- Consejo Latino Americano de Investigacion para La Paz
- Panorama no Brasil- Cícero Bley - Superintendente de Energias Renováveis de Itaipu
- Panorama da Coleta Seletiva em Minas Gerais - Centro Mineiro de Referências em Resíduos e Prefeitura Municipal de Araxá.

11h   Plano Estadual de Coleta Seletiva
José Cláudio Junqueira Ribeiro – Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente/FEAM

14h  Plenárias Específicas
1) Técnicos do Poder Público
2) Técnicos de ONGs
3) Representantes do movimento social dos catadores.

Dia 17/06, sexta-feira

9h  Plenária para consolidação dos diferentes olhares e práticas a respeito da coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis

14h  Lançamento da publicação/pesquisa “Cartografia Socio-Ambiental do sistema de Coleta Seletiva”

Ascom / Sisema