Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Plantio de mudas e trilha ecológica movimentam semana do meio ambiente

PDFImprimirE-mail


 

Uma ação promovida entre o Parque Estadual Serra Verde e o Projeto Amigos da Escola da Rede Globo de Televisão agitou, na manhã desta sexta-feira (10), as atividades dos alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas no Bairro Serra Verde. Além do plantio de mudas de árvores na escola, os alunos puderam participar de uma caminhada ecológica por trilhas do Parque Estadual.

A escola desenvolve, há cerca de 15 anos, o Projeto Cidadania na Escola que promove diversas atividades, dentre elas a Educação Ambiental. Dentro das atividades programadas para a Semana de Meio Ambiente, cerca de 30 alunos da 8ª série plantaram mudas das espécies patas de vaca e quaresmeira, em local separado para a atividade dentro da escola.

“Acho muito legal plantar árvores porque plantamos hoje para nossos filhos e netos. E se não fizermos isso, o que nossos filhos terão no futuro?”, disse Geovane Vagner, um dos alunos participantes da ação.

O professor de Educação Física da escola, Mário Lúcio de Oliveira, também ressaltou a importância da realização desse trabalho, feito de forma interdisciplinar entre as matérias estudadas pelos alunos. “É muito importante trabalhar a interação da educação física e das outras disciplinas com o meio ambiente”, disse.

O professor de matemática, Lorival Alves Freitas, também frisou a importância desse trabalho. “Temos tido resultados muito positivos com esse projeto. Os alunos precisam fazer parte do processo e dar a sua contribuição. Eles têm necessidade de se envolver e nós estamos dando essa oportunidade a eles com ações práticas”, disse.

No início da trilha, os alunos receberam orientações e explicações do gerente do Parque, André Santana, sobre a degradação ambiental causada pelo homem em uma área do parque bem próxima à área urbana. “Precisamos fazer um trabalho de recuperação dessas áreas. Esse passeio é muito importante, pois os alunos terão a oportunidade de aprender e conhecer um local próximo de suas casas e que precisa ser preservado”, ressaltou.

Santana falou também sobre a relevância da preservação de várias espécies da flora e fauna, presentes no parque e que estão muito perto da cidade. “É importante trabalhar essa conscientização nos alunos, pois isso servirá para a vida toda. O ser humano precisa desse contato com a natureza, no sentido de conhecê-la e poder preservá-la”, disse.

No meio da trilha uma apresentação teatral realizada pelo Grupo Cóccix Cia. Teatral, animou os alunos da escola estadual e transmitiu valores ambientais, como a questão do desperdício e da preservação ambiental da mata, evitando jogar lixo e colocar fogo na proximidade de uma área protegida.

foto9
-
foto8

Além do plantio de mudas de árvores na Escola Estadual Getúlio Vargas, os alunos puderam participar de uma caminhada ecológica por trilhas do Parque Estadual Serra Verde.

Fonte: Assessoria de comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900