Educação ambiental é aplicada como medida sócio-educativa

Na manhã desta quinta-feira (09) a analista ambiental da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (Deduc) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), Rosângela Santos, ministrou palestra para pessoas que cumprem medida sócio-educativa por cometer delitos contra o meio ambiente. A ação faz parte das comemorações à Semana do Meio Ambiente de 2011.

A turma tem cerca de 20 pessoas, entre participantes do curso e acompanhantes, com idade entre 30 e 80 anos de idade que cometeram pequenos crimes ambientais, como corte irregular de árvores, intervenções em cursos d’água e manutenção de pássaros silvestres em cativeiro. Como pena foram encaminhadas à Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) para cumprir uma carga horária que varia de duas a 20 horas de cursos sobre meio ambiente.

Os participantes ouviram conceitos sobre meio ambiente, dicas de preservação ambiental e o impacto de ações como as que cometeram no ambiente em que ocupam. Rosangela destacou a “necessidade do homem se reintegrar à natureza para que possa preservá-la. Medidas como essa são oportunidades para incentivar novos agentes ambientais”, pondera a analista.

Conscientizar e instruir

A diretora da Deduc, Ana Luiza Dolabela, também participou da palestra e avalia a experiência como fundamental para conscientizar e instruir as pessoas sobre suas ações no meio ambiente. “Esta é nossa segunda participação junto à Ceapa e a idéia é criarmos uma maior aproximação”, afirma a diretora.

“Ações como essa ajudam a conscientizar, é o melhor que poderia acontecer”, conclui Maria Aparecida de Oliveira acompanhava o marido, penalizado por intervir em um pequeno curso d’água. O esposo de Maria vai cumprir 20h de cursos sobre meio ambiente e afirma ter errado pelo desconhecimento da legislação ambiental.

A psicóloga Nilmara Miranda é a responsável pelos cursos na área ambiental. Em 2010, 37 pessoas passaram pela Ceapa para o cumprimento de medidas sócio-educativas por delitos ambientais. Em 2011, esta é a primeira turma na Ceapa, mas outras acontecem também por parcerias com a prefeitura, por meio da Fundação de Parques Municipais. “As pessoas saem mais sensibilizadas e prontas para agirem em defesa do meio ambiente”, ressalta Nilmara.

Semana do Meio Ambiente

Durante a Semana do Meio Ambiente de 2011 diversas atividades estão sendo realizadas até sábado, 11 de junho. Confira toda a programação no site www.meioambiente.mg.gov.br.

Fonte: Assessoria de comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos