Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Parque Estadual Serra Verde mobiliza comunidade na Semana do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Fundação de Parques Municipais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte (SMMA), realizam, entre os dias 6 e 10 de junho, em parceria com o Parque Estadual Serra Verde, diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2011.  

No dia 06 de junho, segunda-feira, acontece a “Prosa ao pé da mesa”, das 8h às 11h. Com o objetivo de retomar os velhos costumes mineiros, o público convidado poderá participar de um bate-papo com leitura e debates de temas ambientais. A conversa será regada, também, a chás e receitas de ervas medicinais.  

Na terça-feira (07), uma oficina de papel pretende ensinar como confeccionar cestas e demais artesanatos utilizando jornais, revistas e outros papéis, estimulando, assim, a reciclagem.  

Na quarta-feira (08), acontece o “Cinema Ambiental”, das 8h30 às 10h e das 16h30 às 18h. Cerca de 30 pessoas por sessão poderão assistir filmes com temas ambientais em evidência, além da oportunidade de um bate-papo ao final da sessão.    

Na quinta-feira (09), comunidade e escolas convidadas poderão participar da “Oficina de Jardim Vertical”, das 8h às 11h. Na oficina, será ensinado como confeccionar canteiros e vasos suspensos, ideais para o plantio de hortas e jardins em áreas mais restritas como apartamentos e áreas de serviço.  

Todas essas atividades acontecem no Centro de Vivência Agroecológica Serra Verde (CEVAE), situado à rua Sebastião Gomes Pereira, 140, Serra Verde. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3277-5556.  

No dia 10 de junho, sexta-feira, três atividades acontecem simultaneamente e fecham a Semana de Meio Ambiente 2011. Em parceria com o Projeto Amigos da Escola promovido pela Rede Globo de Televisão, acontece uma Trilha Ecológica no Parque Estadual Serra Verde. Com saídas às 8h e às 14h, o público poderá percorrer as trilhas do curiango, do pica-pau e do sossego, localizadas dentro do parque, com interpretação ambiental das mesmas. Durante a trilha, os participantes terão a oportunidade de assistir uma apresentação do Grupo Cóccix Cia. Teatral com a temática meio ambiente. 

Também na sexta-feira, serão oferecidas oficinas de reciclagem realizadas pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na escola Estadual Getúlio Vargas, no bairro Serra Verde.  

Concomitante às atividades no PE Serra Verde, o grupo Fogo Novo, da 3ª idade de Venda Nova, participa da programação “Percorrendo novas trilhas”. A ação acontece no Parque Municipal Burle Marx, Parque das Águas, no barreiro, a partir das 8h.   

Todas as atividades realizadas no Parque Estadual Serra Verde contam com a parceria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Cóccix Cia. Teatral, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos.  

Ascom/Sisema
Milene Duque

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900