Governador Antonio Anastasia abre a Semana do Meio Ambiente e cria Monumento Natural

O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (6), no auditório JK, na Cidade Administrativa, da abertura da Semana do Meio Ambiente. Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, o evento acontece entre os dias 6 e 10 de junho, período em que acontecerão discussões sobre diversos temas ligados a meio ambiente e sobre as melhores práticas sustentáveis.

Durante a solenidade, o governador assinou decreto que cria o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio, localizado no Distrito de Milho Verde, no Serro região Central do Estado. A criação do Monumento Natural, numa área de 2,2 milhões de hectares, permitirá a proteção de áreas de significativa importância ecológica e paisagística. Além de vegetação remanescente do cerrado rupestre e de mata atlântica, a área abriga grande quantidade de nascentes que abastecem as bacias dos rios Araçuaí, Doce e Jequitinhonha.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) será responsável pela implantação, desapropriação das áreas necessárias, administração e criação do Conselho Consultivo do Monumento Natural.

Antonio Anastasia também entregou o Prêmio ICMS Melhor Performance, promovido pela Feam . Nove municípios foram selecionados em três categorias de empreendimento de saneamento: Aterro Sanitário, Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos e Estação de Tratamento de Esgotos. Foram premiadas as prefeituras que melhor adotam critérios de gestão, com resultados positivos para o meio ambiente.

Seminário

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente será realizado o seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente”. O evento também acontece no auditório JK e abre a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5. O jornalista e dirigente da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Roberto Smeraldi, fará palestra sobre “Negócios Sustentáveis”, durante o seminário.

Entre as experiências que serão abordadas no seminário, estão os sistemas eletrônicos integrados para aprimoramento da gestão ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Lavras.

Experiências

Também será detalhado o Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente adotado em Minas Gerais, que será apresentado por seu criador, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira.

Em outra exibição, a Prefeitura de Belo Horizonte demonstrará o processo de eliminação do uso de sacolas plásticas no comércio da cidade, proposta pioneira no país. Outras ações em destaque serão os projetos agrossilvipastoris desenvolvidos pela Associação Mineira de Silvicultura (AMS), o trabalho da Copasa para aproveitamento do gás produzido no tratamento de esgotos para a geração de energia elétrica e a iniciativa do Grupo Fiat para aumentar o ganho energético com melhoria do processo produtivo.

Da região Sul do Estado, será apresentada a iniciativa da Oscip Amanhagua que mobiliza produtores rurais do município de Baependi na recuperação de áreas de vegetação nativa e na proteção dos recursos naturais.

A palestra de encerramento do evento – ‘Desafios da Sustentabilidade’ – será proferida pelo economista-chefe e estrategista de investimentos do ABN AMRO Asset Management, Hugo Penteado.

Centro Mineiro de Referência em Resíduos

Nos dias 8 e 9 de junho serão duas edições da série Diálogos, promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), com os temas “Resíduos Vítreos” e “Sacolas Plástica”. Também no dia 8, será lançado, em parceria com a Revista Ecológico, o ciclo de palestras “Meio Ambiente em Foco”, com a presença do presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, que proferirá palestra com o tema “O papel da sociedade na política nacional de resíduos”.

No dia 10 acontece, no CMRR, seminário com professores das redes pública e privada sobre metodologias de educação ambiental no ensino formal. A ação será realizada pela diretoria de Extensão e Educação Ambiental do Sisema. No sábado, dia 11, em parceria com a Rede Pitágoras, o secretário-adjunto da Semad, Augusto Lio Horta, fará palestra com o tema “O meio ambiente na Constituição e a sustentabilidade no século XXI”.

A programação também inclui o tema “Educação Ambiental nos Parques de Minas” e a realização de oficinas nas escolas de todo o Estado, além de palestra sobre “Meio Ambiente e Sociedade” para detentos que cumprem pena alternativa.

Aguarde mais informações.

Prêmio ICMS Melhor Perfomance

Categoria Aterro Sanitário:

1º Lugar: Santana do Paraíso

2º Lugar: Betim

3º Lugar: Sabará

Categoria Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos:

1º Lugar: Lima Duarte

2º Lugar: Cristiano Otoni e Queluzito (gestão compartilhada)

3º Lugar: Jacuí

Categoria Estação de Tratamento de Esgotos:

1º Lugar: Doresópolis