Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Encontro aborda alternativas para desenvolvimento sustentável

PDFImprimirE-mail

O seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente’ reunirá, em Belo Horizonte, autoridades de todo o país para discutir crescimento e desenvolvimento sustentável. O evento acontecerá no dia 06 de junho, na Cidade Administrativa de Minas Gerais e abrirá as comemorações da Semana do Meio Ambiente de 2011.

A abertura do evento será feita, às 9 horas, pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que dará início as comemorações da Semana de Meio Ambiente. Às 9h30, o jornalista e dirigente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, apresentará a palestra ‘Terra: Negócios Sustentáveis’. Às 16 horas, o economista-chefe e estrategista de investimentos do ABN AMRO Asset Management, Hugo Penteado, discutirá o tema ‘Desafios da Sustentabilidade’.

As duas palestras principais do evento, pela manhã e a tarde, serão intercaladas por apresentações, análises e discussão de ações de diferentes segmentos na busca de soluções para conciliar preservação ambiental e crescimento econômico. Os projetos apresentados buscam multiplicar ações, gerar resultados concretos, desenvolver melhorias efetivas e criar exemplos a serem adotados por toda sociedade.

Às 16h45, Francesco Tagliaferro apresentará o painel ‘As florestas alpinas diante as mudanças climáticas, vantagens territoriais e perspectivas para uma economia verde’, um projeto desenvolvido pelo governo da Itália. Ao final, será realizado um debate com mediação do jornalista Hiram Firmino e, após, acontecerá o lançamento do livro ‘Expedição Mucuri’, Alice Lorentz Godinho.

Carbo-Neutro

Os resíduos e o consumo de água e energia gerados durante o seminário serão neutralizados com o plantio de árvores. Com base no monitoramento dos resíduos gerados no evento, a Organização da Sociedade Civil para o Interesse Público (Oscip) Instituto Oksigeno calculará o volume de emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido carbônico (CO2).

“A neutralização do carbono gerado no Seminário será feita a partir de processos naturais de seqüestro, no caso o plantio de árvores que, na fotossíntese, absorvem o CO2 da atmosfera”, afirma coordenadora do Instituto, Gizelle Fonseca. O número de árvores que serão plantadas será calculado ao final do evento.

O seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente’ é uma promoção conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais. O evento foi criado para discutir assuntos sobre meio ambiente e evidenciar práticas sustentáveis dos setores público, privado e da sociedade civil.

A programação completa do seminário, bem como dos eventos comemorativos da Semana do Meio Ambiente de 2011 podem ser encontradas no site www.meioambiente.mg.gov.br

Seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente

Data: 06/06/2011
Horário: 09h às 17h30min
Local: Auditório JK, Cidade Administrativa de Minas Gerais, Belo Horizonte
Informações: www.investireemmeioambiente.com.br

Programação:

09 horas - Cerimônia de Abertura: Governador Antonio Anastasia

09h30 - Palestra Terra: Negócios Sustentáveis - Roberto Smeraldi

10h15 - Amanhágua: Parcerias para a sustentabilidade: somando esforços, multiplicando resultados - Mônica Lopes Buono

10h45 - Oportunidades de Geração de Energia através da Silvicultura e Projetos Silvoagropatoris - Bruno Melo Lima

11h45 - Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente (Feam) - José Cláudio Junqueira Ribeiro

12h15 - Ganho energético com melhoria do processo produtivo - Teksid do Brasil (Grupo Fiat) - Rogério Silva Junior

Projeto Árvore da Vida – Sustentabilidade e Inclusão Social - Fiat Automóveis  - Marco Antônio Lage

12h45 - Cemig - Ações Socioambientais do Programa Peixe Vivo - Marcelo Micherif Carneiro

14h30 – Integração Zoneamento Ecológico Econômico, Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação Ambiental Integrada (Semad/Ufla) - José Roberto Scolforo

15h - BH, 1ª capital sem sacolas plásticas do Brasil (Prefeitura de Belo Horizonte) - Nívio Tadeu Lasmar Pereira

15h30 - Aproveitamento Energético do Biogás na ETE Arrudas (Copasa) - Valéria de Seixas Ferreira Araújo

16 horas - Desafios da sustentabilidade - Hugo Penteado

16h45 – As florestas alpinas diante as mudanças climáticas, vantagens territoriais e perspectivas para uma “economia verde” regional (Projeto do Governo Italiano (MANFRED) - Francesco Tagliaferro

17h15 - Debate – Mediação de Hiram Firmino

18 horas - Lançamento do livro ‘Expedição Mucuri’ - Alice Lorentz Godinho

Ascom/ Sisema
Emerson Gomes

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900