Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Belo Horizonte reúne especialistas em debate sobre desenvolvimento sustentável

PDFImprimirE-mail

Seminário reunirá, em Belo Horizonte, autoridades de todo o país para discutir crescimento e desenvolvimento sustentável. O evento acontecerá nos dia 06 de junho, na Cidade Administrativa de Minas Gerais e abrirá a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05.

O seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente’ é uma promoção conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais. O evento foi criado para discutir assuntos sobre meio ambiente e evidenciar as melhores práticas sustentáveis dos setores público, privado e da sociedade civil. As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser feitas pela internet no endereço www.investiremmeioambiente.com.br.

O evento acontecerá terá início às 9 horas e será aberto pelo governador de Minas Gerais. Às 9h30, terá início a palestra ‘Negócios Sustentáveis’, do jornalista e dirigente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi. Ele também é co-presidente do Diálogo Internacional sobre Clima e Florestas e membro do Conselho do Diálogo Florestal da Universidade de Yale e do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.

Às 16 horas terá início a palestra que encerrará o evento e será proferida pelo economista-chefe e estrategista de investimentos do ABN AMRO Asset Management, Hugo Penteado. Com o tema ‘Desafios da Sustentabilidade’, será apresentado um resumo dos problemas socioambientais criados pelo sistema econômico que, muitas vezes, ignora fatores sociais e ambientais em suas teorias.

Melhores práticas

Durante todo o dia serão apresentados, analisados e discutidos trabalhos, buscando multiplicar ações, gerar resultados concretos, desenvolver melhorias efetivas e criar exemplos a serem adotados por toda sociedade. Entre as experiências que serão abordadas, estão os sistemas eletrônicos integrados para aprimoramento da gestão ambiental desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla): o Zoneamento Ecológico Econômico, a Avaliação Ambiental Estratégica e a Avaliação Ambiental Integrada.

Também será detalhado o Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente adotado em Minas Gerais, que será apresentado por seu criador, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira. Em outra exibição, a prefeitura Belo Horizonte demonstrará o processo de eliminação do uso de sacolas plásticas no comércio da cidade, proposta pioneira no País.

Outras ações em destaque serão os projetos agrossilvipastoris desenvolvidos pela Associação Mineira de Silvicultura (AMS) e o trabalho da Copasa para aproveitamento do gás produzido no tratamento de esgotos para a geração de energia elétrica e a iniciativa do Grupo Fiat para aumentar o ganho energético com melhoria do processo produtivo. Da região sul do Estado, será mostrada a iniciativa da Oscip Amanhagua que mobiliza produtores rurais do município de Baependi na recuperação de áreas de vegetação nativa e na proteção dos recursos naturais.

Mais informações sobre o seminário, bem como a programação da Semana do Meio Ambiente de 2011 podem ser encontradas no site www.meioambiente.mg.gov.br.

Serviço

Seminário ‘Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: porque investir em meio ambiente
Data: 06/06/2011
Horário: 09h às 17h30min
Local: Auditório JK, Cidade Administrativa de Minas Gerais, Belo Horizonte
Informações: www.investiremmeioambiente.com.br

Emerson Gomes
Ascom/ Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900