Conselho Estadual de Recursos Hídricos dá posse aos novos conselheiros

Cerca de 100 conselheiros, entre membros titulares e suplentes, com representatividade nas esferas dos poderes públicos estadual e municipal, representantes dos usuários de recursos hídricos, associações de usuários, entidades e associações civis ligadas aos recursos hídricos e representantes de universidades sediadas no Estado, assumiram o compromisso de servir aos interesses de Minas Gerais no que diz respeito aos recursos hídricos.

Os conselheiros terão como missão, nos próximos dois anos, promover o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, compatibilização, avaliação e controle dos recursos hídricos do Estado, tendo em vista os requisitos de volume e qualidade necessários ao uso múltiplo das águas em Minas Gerais.

“A missão que o CERH tem pela frente é grande e gloriosa, por isso, é importante a participação de todos, principalmente o envolvimento dos municípios mineiros. Precisamos resolver os problemas de saneamento básico e a erradicação dos lixões que ainda existem no Estado”, ressaltou o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães.

O secretário frisou, também, o modelo de participação adotado pela nova gestão do governo de Minas, no sentido de levar as discussões para a sociedade civil, ouvindo os anseios regionais e as diferentes entidades de classe, visando à realização de um trabalho em conjunto. “Nesse sentido, acredito que o Conselho Estadual de Recursos Hídricos é o fórum adequado para que as discussões, políticas e diretrizes do uso da água no Estado sejam feitas. Acredito que com um trabalho árduo de mobilização e apoio aos comitês de bacia podemos trabalhar juntos para a melhoria da qualidade da água no Estado de Minas Gerais”, disse.

O presidente da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Célio Moreira, também participou da posse e ressaltou a importância do CERH e a parceria que pode ser desenvolvida entre os órgãos. “O Conselho poderá nos ajudar muito nas propostas que têm chegado à Assembléia mineira. Estamos à disposição para discutir e debater aquilo que for importante para a gestão de recursos hídricos no Estado de Minas Gerais”, salientou.

Milene Duque