Semad apresenta modelo de gestão para comitiva do Estado do Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) recebeu nesta quinta-feira (05) na sede do Governo de Minas, comitiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema). O objetivo da visita foi a troca de experiências entre os Estados no que diz respeito à Gestão Ambiental.

“Estamos impressionados com a organização administrativa em Minas Gerais. Minas já serviu e continua servindo como embasamento para muitos estudos realizados em nosso Estado, por isso, nossa expectativa é grande no sentido de darmos um salto, levando daqui informações que serão úteis em nossa gestão”, ressaltou a Secretária de Estado de Meio Ambiente do Pará, Teresa Cativo.

Assuntos como a Legislação Ambiental e as iniciativas de Minas Gerais na competência para legislar concorrentemente com a União; apresentação do Sisema Net mostrando o formato do software e suas inovações; apresentação da estrutura Organizacional do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos enfocando a descentralização/regionalização da gestão ambiental, a nova estrutura de regularização ambiental e de controle e fiscalização; e a apresentação das subsecretarias de Gestão e Regularização Ambiental Integrada e de Controle e Fiscalização foram apresentados à comitiva.

“Minas é nosso patamar para modelo de gestão, por isso, queremos conhecer e tratar essa visita como uma grande oportunidade”, disse a Diretora da Consultoria Jurídica da Sema, Simone Rodrigues.

A comitiva do Pará foi composta pela Secretária de Estado de Meio Ambiente, Tereza Cativo, a Secretária Ajdunta, Nazaré Imbiriba, a Diretora da Consultoria Jurídica, Simone Rodrigues e a Diretora de Licenciamento de Atividades Poluidoras, Lúcia Porpino.

Milene Duque