Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Feam inicia consulta pública sobre o Plano Estadual de Coleta Seletiva de Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Está disponível para consulta no site da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) o Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS). O documento traz uma série de diretrizes, instrumentos e critérios para a implantação e ampliação de programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos nos municípios mineiros. 

O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Fundação Israel Pinheiro (FIP) e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), sob a coordenação do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). 

O PECS foi apresentado e aprovado na Câmara Temática de Indústria Mineração e Infraestrutura do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) em 30 de novembro de 2010 e a partir de março de 2011 passará à fase de apresentação e discussão nas 9 Unidades Regionais Colegiadas do Conselho. O plano também será discutido com entidades representativas dos catadores de materiais recicláveis. 

O Plano prevê uma série de princípios e diretrizes a serem adotados com objetivo de promover a ampliação dos serviços de coleta seletiva, a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento dos instrumentos determinados pela legislação para reciclagem de resíduos sólidos urbanos.   

Dentre as diretrizes estão o estímulo à instituição de financiamentos, com recursos não reembolsáveis, e incentivos fiscais para a promoção da sustentabilidade da coleta seletiva, a valorização das iniciativas de inclusão sócio-produtiva de catadores, o apoio à melhoria da infraestrutura dos serviços, a mobilização da sociedade, além do incentivo a criação e adoção de mecanismos de regulação do comércio de recicláveis.  

O documento também estabelece uma metodologia para a seleção de municípios que receberão o apoio do Estado para a implantação dos serviços de coleta seletiva a partir de critérios técnicos como a existência de infraestrutura mínima para o programa, do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos concluído ou em fase de elaboração e da solução efetiva para a destinação final dos resíduos.  

Os interessados em enviar sugestões ao PECS poderão encaminhá-las ao endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até 30 de abril de 2011. A Feam irá consolidar o documento, que será encaminhado para apreciação final na Câmara Normativa e Recursal do COPAM.

Caroline Correia
Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900