Transforma Minas abre três vagas para a direção da Arsae

O Governo de Minas Gerais abriu, nessa quinta-feira (7/11), processo seletivo para três vagas de atuação na direção da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae). As oportunidades foram criadas por meio do Transforma Minas, programa do Executivo para a gestão de pessoas por mérito e competência.

Uma vaga é para o cargo de diretor-geral da agência e as duas vagas restantes são para compor a diretoria colegiada da Arsae. Para o primeiro caso, candidatos precisam ter ensino superior concluído há 10 anos, no mínimo, e ter especialização na área de gestão, meio ambiente ou saneamento. Outra exigência é não ter passado por condenação em processo administrativo disciplinar ou judicial por crimes ambientais, de improbidade administrativa e contra o patrimônio. Para candidatar ao cargo e conhecer todos requisitos basta acessar o link.

Já para participar da seleção das vagas da diretoria colegiada, os candidatos devem ter concluído a graduação também há 10 anos, no mínimo. Também é necessário comprovar experiência com gestão de equipe composta por mais de 10 profissionais. As três vagas têm carga horária de 40 horas semanais, a serem cumpridas na Cidade Administrativa Tancredo Neves, no Bairro Serra Verde, em Belo Horizonte.

A inscrição pode ser feita no link. Demais informações sobre a oportunidade também estão disponíveis na página. Após a contratação, os profissionais serão designados pelo diretor-geral do órgão para supervisionar os trabalhos das Coordenadorias Técnicas de Regulação e Fiscalização Econômico-Financeira e Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira destacou a importância da Arsae e de se ter profissionais com caráter técnico e autônomo à frente da agência. “O lançamento das vagas de gestão superior no Transforma Minas é uma forma de garantir uma escolha que irá priorizar o conhecimento técnico e experiência de gestão para melhoria dos resultados da Agência, favorecendo o povo mineiro e o desenvolvimento econômico sustentável de Minas Gerais”, sustentou.

Transforma Minas

O programa foi criado com o intuito de aperfeiçoar o modelo de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública do Estado. O objetivo é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do Executivo estejam aptos a enfrentar grandes desafios.

O secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Otto Levy, fala da relevância da iniciativa que, segundo ele, está moldada nas “melhores práticas internacionais”. Levy ainda reforçou que o Transforma Minas tem contribuído para aperfeiçoar o modelo de seleção e desenvolvimento de profissionais para a administração pública.“No caso da Arsae, por se tratar de uma agência reguladora, um processo seletivo nos moldes do transforma é uma ação que irá beneficiar uma gestão profissional apta a enfrentar os grandes desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui”, diz.

Simon Nascimento
Ascom/Sisema