Programa Ambientação

O Programa

O AmbientAÇÃO é um programa de educação e gestão ambiental, criado em 2003 pela Feam. Atualmente, o programa faz parte da Deari (Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais), que integra a Suga (Superintendência de Gestão Ambiental) da Suges (Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento) da Semad, desenvolvendo as linhas de ação "Consumo Consciente" e "Gestão de Resíduos", por meio da promoção de campanhas educativas e da difusão de boas práticas.

Linhas de ação

O AmbientAÇÃO tem como principal objetivo formar uma cultura organizacional que incentive o questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais no que tange à dimensão ambiental de seus impactos no mundo, bem como seu potencial de reduzi-los, por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.

O AmbientAÇÃO incentiva a apropriação dos conceitos dos 8 R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar – por meio das linhas de ação “Consumo
Consciente” e “Gestão de Resíduos”.

O objetivo da linha Consumo Consciente é sensibilizar os servidores para a responsabilidade quanto ao uso adequado dos bens e serviços da Administração Pública, e gerar a economia de recursos naturais, a redução de desperdícios e o reaproveitamento de materiais; além de incentivar a preferência, no momento das compras, de produtos diferenciados na sua constituição (com materiais recicláveis) ou em seu processo produtivo (menor consumo de energia, quantidade de matéria-prima e geração de resíduos e justiça social).

A linha Gestão de Resíduos possibilita destinar adequadamente os resíduos das organizações, retornando materiais para a cadeia produtiva, por meio da reciclagem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis, que recebem os materiais das organizações por meio de doações para as associações e cooperativas de catadores, contribuindo para o aumento de renda desses importantes agentes ambientais, ainda em grande vulnerabilidade social.

Organizações participantes

O AmbientAÇÃO foi reformulado e passou a fornecer um Catálogo de Ações para cada uma das modalidades temáticas trabalhadas pelo Programa: Água, Energia, Materiais, Resíduos e Qualidade de Vida, acompanhado de Guias Práticos orientativos, visando dar autonomia às Comissões Setoriais para elaborarem seu plano de ação anual, escolhendo as temáticas, ações e indicadores que mais se adequem à realidade da organização.

Em 2021 o Programa está o Projeto Piloto de Certificação AmbientAÇÃO junto a 14 organizações parceiras: Epamig, Copasa, Funed, Mgi, Ipem, Esp, Iepha, Utramig, Codemge, Fundação Hemominas e as Prefeituras Municipais de Campo Florido, Itapecerica, Nepomuceno e Paracatu.

Com cada uma dessas organizações foi assinado um Termo de Cooperação Técnica – TCT que prevê as principais regras para implantação do Programa no novo formato. Todo o processo de certificação foi automatizado através do SIGA que possibilita o monitoramento à distância do desempenho das organizações participantes, sem a necessidade de contratação de terceiros.

Nosso mascote

Para o desenvolvimento de campanhas educativas, o AmbientAÇÃO conta com o Mascote Bileco, que é patenteado no órgão competente e teve uma repaginação com a mudança das cores das setas para ficarem compatíveis com a nova identidade visual do Programa. O Bileco confere e cria empatia com o público do Programa.

BilecoReformado

Indicadores do Programa

Os dados coletados pelas organizações são registrados no Consumo Consciente, plataforma desenvolvida para o acompanhamento do desempenho das organizações participantes, para mensurar a efetividade da educação ambiental e da gestão ambiental a partir da análise dos dados de monitoramento e do acompanhamento dos indicadores.

O SIGA possui diversas funcionalidades, dentre elas a Calculadora de Impactos Socioambientais que mostra não apenas a quantidade de água, energia, copos descartáveis ou papéis economizados, mas também os impactos ambientais decorrentes, por exemplo, a quantidade de gases de efeito estufa que deixou de ser emitida. Por fim, o Sistema também permite a geração de relatórios bem como certificação e ranking das organizações com base em seu desempenho.

Prêmios

Ao longo desses anos, o Programa foi reconhecido por sua atuação e agraciado com o:

• Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza (2011): Categoria "Educação Ambiental"
  • Prêmio Ambiental Ponto Terra Minas (2006): Categoria "Menção Honrosa"
  • 11º Prêmio Ford de Conservação Ambiental (2006): Categoria "Educação Ambiental"
  • Prêmio Excelência em Gestão Pública (2005): Categoria "Ideias Inovadoras Implementáveis"

ACESSE AQUI A CAMADA DO PROGRAMA AMBIENTAÇÃO NA IDE-SISEMA