Gestão Territorial com Atores Locais

A Diretoria de Gestão Territorial Ambiental tem, ainda, como competência, firmar parcerias com atores externos, dentre as quais destaca-se o Interact-Bio.

O programa Interact-Bio busca fortalecer e aprimorar a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos essenciais à qualidade de vida e ambiente urbano, gerando novas oportunidades econômicas e construindo relações mais equilibradas e menos impactantes ao meio ambiente. Apoiado pelo ICLEI e coordenado pela Prefeitura de Belo Horizonte, o programa segue vigente e contemplou três regiões metropolitanas do Brasil: Belo Horizonte, Campinas e Londrina. No caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a proposta construída pretende atuar na região do Confisco, em Belo Horizonte e Contagem, envolvendo a comunidade local na execução da proposta, a qual pretende promover a biodiversidade urbana, aumento da microdrenagem urbana e redução de ilhas de calor. O projeto conta, ainda, com a participação da prefeitura de Contagem e Betim e da Escola de Arquitetura da UFMG.

Logotipo Interactbio Atores Locais